Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2022, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, falou sobre a concessão da Linha 7-Rubi.
Nas palavras do titular do cargo, o edital de licitação do Trem InterCidades entre São Paulo e Campinas será lançado ainda neste ano. “Na consulta pública, são nos mesmos moldes do que deve ser publicado no edital. Linha 7 junto com o TIC (Trem InterCidades”.
Na consulta pública que revelava algumas premissas da concessão, não estava prevista a inclusão da Linha 10-Turquesa no pacote.
A não inclusão do atendimento que corta o ABC Paulista, acaba inviabilizando o serviço 710, lançado em maio de 2021, que consiste na união entre as linhas 7 e 10 da CPTM. Em outras palavras, com o 710, o passageiro pode ir de Santo André, por exemplo, até a Lapa, Piqueri, ou então em uma viagem sem precisar trocar de trem entre Rio Grande da Serra e Jundiaí.
Pessoas aprovaram união das linhas
De acordo com a própria CPTM, com a nova configuração operacional, estima-se que cerca de 165 mil passageiros tenham sido beneficiados diariamente com o fim da transferência entre trens na Estação Brás, aproximadamente 30% do total transportado nas duas linhas. Além disso, segundo estudos preliminares, os passageiros economizam 8 minutos não realizando a transferência nas Linhas 7 e 10.
Um balanço da própria operadora ainda de 2021 aponta que a mudança foi bem recebida pelos passageiros. “Também podemos observar uma melhora no tempo de percurso, principalmente no trecho entre Brás e Luz, que pode ser explicada pela extinção da parada prolongada que antigamente era realizada no Brás”, disse Vagner Rodrigues, Gerente Geral de Operação da CPTM.
Aprovado pelos passageiros e desprezado pelos burocratas que querem concessões!
Com a nova configuração operacional a partir de 4/5/21, a “reunificação” da Linha Integradora-710, resultado da união das linhas 7-Rubi com 5.968.244, e 10-Turquesa com 5.481325 somou 11.449.569, este “Expresso Linha-710” entre Sto André Tamanduateí perdeu a razão de existir, pois sua utilidade era para não se fazer transferência no congestionado Brás, algo que deixou de existir, e ultrapassou em quantidade em 21% a linha 11-Coral com 9.461.724, estima-se que cerca de 165 mil passageiros foram beneficiados diariamente com o fim das desconfortáveis transferências entre trens nas Estações Luz e Brás, aproximadamente 30% do total transportado nas duas linhas. Além disso, de acordo com estudos preliminares, os passageiros economizam oito minutos não realizando as transferências nas Linhas 7 e 10, podendo descer e distribuir em locais mais convenientes evitando tumultos, além da facilidade de se reduzir consideravelmente o número de baldeações.
A vocação da Linha Integradora-710 está na sua capacidade de propiciar plena integração nas estações chave da CPTM: Tamanduateí, Brás, Luz e Barra Funda. De certa forma podemos afirmar que o Linha Integradora -710 é uma consolidação concreta do projeto “Integração Centro” com novas sinalizações, energia, novas estações, nova frota que teve suas origens no início do novo milênio.
Ou seja, a concessão da linha 7 só interessa para a CCR, que é quem ganharia a “licitação”, pois para a população em geral o serviço prestado já é bom e poderia ser melhorado pelo próprio estado, como está sendo feito nas estações da linha 10.