Aprovado pelos passageiros, serviço 710 pode ser extinto

Renato Lobo - Via Trolebus

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2022, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, falou sobre a concessão da Linha 7-Rubi.

Nas palavras do titular do cargo, o edital de licitação do Trem InterCidades entre São Paulo e Campinas será lançado ainda neste ano. “Na consulta pública, são nos mesmos moldes do que deve ser publicado no edital. Linha 7 junto com o TIC (Trem InterCidades”.

Na consulta pública que revelava algumas premissas da concessão, não estava prevista a inclusão da Linha 10-Turquesa no pacote.

Renato Lobo | Via Trolebus

A não inclusão do atendimento que corta o ABC Paulista, acaba inviabilizando o serviço 710, lançado em maio de 2021, que consiste na união entre as linhas 7 e 10 da CPTM. Em outras palavras, com o 710, o passageiro pode ir de Santo André, por exemplo, até a Lapa, Piqueri, ou então em uma viagem sem precisar trocar de trem entre Rio Grande da Serra e Jundiaí.

Pessoas aprovaram união das linhas

De acordo com a própria CPTM, com a nova configuração operacional, estima-se que cerca de 165 mil passageiros tenham sido beneficiados diariamente com o fim da transferência entre trens na Estação Brás, aproximadamente 30% do total transportado nas duas linhas. Além disso, segundo estudos preliminares, os passageiros economizam 8 minutos não realizando a transferência nas Linhas 7 e 10.

Um balanço da própria operadora ainda de 2021 aponta que a mudança foi bem recebida pelos passageiros. “Também podemos observar uma melhora no tempo de percurso, principalmente no trecho entre Brás e Luz, que pode ser explicada pela extinção da parada prolongada que antigamente era realizada no Brás”, disse Vagner Rodrigues, Gerente Geral de Operação da CPTM.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.