Imagens mostram trens da série 7000 aparentemente baixados e descartados. As fotos de Alex Miniatura, gentilmente cedidas ao Via Trolebus, mostram 16 carros da série, que formam dois trens que acabaram danificados em ocorrência e posteriormente descartados:
Pelo contrato de concessão com a ViaMobilidade, a empresa deveria adquirir 34 novos trens. De acordo com o site Metrô/CPTM, a operadora acabou optando por comprar dois trens a mais, e portanto 36 novas composições. “Durante a fase de questionamentos sobre o edital de concessão, foi aventada a hipótese de ampliar o número mínimo de trens de 34 para 36 unidades a fim de cobrir a lacuna criada pelas duas composições danificadas”, diz a publicação.
Os trens são o 7005-7008 e 7045-7048. O primeiro acabou batendo em outro trem na estação Barra Funda em 2011:
Já o segundo foi danificado após uma descarga atmosférica.
TRENS M-22 / M-23 DO MONOTRILHO QUE BATERAM DE FRENTE ESTÃO EM “FASE FINAL” DE REPARO
A alegação por parte de um “especialista” que estas composições da série 7000 Q008 (7008) em processo de canibalismo pela estatal merece uma análise mais apurada. Neste processo o trem tem suas peças retiradas para alimentar outras composições não necessariamente da mesma série relativamente novas serão sucateadas pois segundo ele sofreram danos estruturais deveria ser melhor avaliada, pois as duas composições M-22 / M-23 do monotrilho da Linha 15-Prata que sofreram uma colisão frontal já foram recuperadas e já estão na ativa!