Portugal vai construir grande malha de trem de alta velocidade

Portugal planeja, por meio de seu Plano Ferroviário Nacional (PFN), uma rede de alta velocidade ligando as 10 maiores cidades do país até 2050, além de uma ligação internacional com a Espanha.

Durante a apresentação oficial do plano, o ministro das Infraestruturas de Portugal, Pedro Nuno Santos, disse que já estão em curso os trabalhos da nova linha Évora – Elvas, que futuramente permitirá a exploração de serviços diretos de alta velocidade entre Lisboa e Madrid.

Há previsão ainda da nova linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa e a primeira fase da linha Porto – Vigo, incluindo o troço Braga – Vigo e uma ligação ao aeroporto do Porto.

O projeto de expansão da rede inclui a nova linha Aveiro – Viseu – Guarda – Vilar Formoso, que cumprirá o objetivo de ligar as 10 maiores cidades do país com serviços de alta velocidade. A linha fará a ligação à fronteira espanhola, permitindo uma viagem de três horas entre Lisboa e Porto e Madrid, após a conclusão das obras de infraestruturas em Espanha.

O governo português tem planos de aumento na participação do transporte ferroviário nas viagens de passageiros de 4,6% para 20%, enquanto a participação de transporte cargueiro ferroviário deverá aumentar de 13% para 40%. O PFN também pretende oferecer ligações ferroviárias de alta qualidade a 28 centros urbanos regionais, incluindo todas as capitais de distritos.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.