Estação Água Branca deve ganhar tripla integração entre linhas

Renato Lobo | Via Trolebus

As linhas 6-Laranja do metrô, 7-Rubi operada pela CPTM e 8-Diamante mantida pela ViaMobilidade no futuro devem ser integradas em uma nova estação que será construída.

O Governo do Estado de São Paulo publicou no final do mês passado a licitação para o Trem InterCidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas, além da concessão da Linha 7. Os documentos mostram diretrizes e obrigações que a futura operadora deverá executar.

Segundo o edital, “em uma etapa preliminar na Estação Água Branca, estão previstas intervenções de responsabilidade do poder concedente, que serão realizadas pela MRS, conforme convênio MRS/ CPTM”. Está a cargo da operadora de trem cargueiro a segregação da via férrea de carga e passageiro, que por sua vez viabiliza o Trem Expresso Barra Funda-Jundiaí-Campinas, que vai passar pela estação, sem paradas no local.

Já a segunda etapa, de responsabilidade da concessionária, articula o remanejamento das vias e construção de uma nova plataforma para a Linha 7 e uma nova estrutura subterrânea de operação da estação com o objetivo de atender 3 fluxos: a segregação do fluxo da área paga e não paga; a transposição entre os lados da estação; a transferência entre o serviço linha 7 e a Linha 6:

GESP

Alguns aspectos não ficaram claro como a responsabilidade da construção da plataforma da Linha 8 além do remanejamento de vias, já que os trilhos do atendimento que vem de Itapevi, conforme imagem acima, correm ao norte da parada, e devem ser realocados para a área da estação.

Operação da estação

O edital ainda fala sobre convênio e seus planos de trabalho de forma a definir áreas de convivência entre a concessionária, a ViaMobilidade 8-9 e a Linha Universidade para esta estação Água Branca e considerar aspectos de operação, manutenção e repartição de usos e custos de serviços nas áreas comuns. “Tal convênio deverá receber parecer do auditor independente e a não objeção do poder concedente. as formas de integração de passageiros entre os serviços de transporte nesta estação, serão definidos pelo poder concedente”.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.