Esse é o VOZ TRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção ViaTrolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:
Em Cascavel, no Paraná, onde foi anunciado que a operadora local adquiriu 15 novos ônibus da Higer Bus. A boa notícia é que os veículos são totalmente elétricos, e dois deles serão articulados. Quanto mais ônibus elétricos, melhor!
E seja ônibus elétrico, a diesel, ou trem, sem os trabalhadores não seria possível a operação dos transportes, né? Sabia que há lugares onde há escassez desse tipo de mão de obra? Operadoras do transporte coletivo dos Estados Unidos estão com dificuldades em encontrar esses trabalhadores. Tanto que, segundo o site Metro Report, a American Public Transportation Association lançou o primeiro de seis guias de desenvolvimento de força de trabalho com o objetivo de ajudar as operadoras de transporte a lidar com a escassez de mão de obra desse tipo.
Falando agora de Metrô, a Companhia do Metropolitano deve contratar ainda esse ano estudos de mercado para as futuras linhas 16-Violeta, entre Oscar Freire e Cidade Tiradentes, e 22-Marrom, que vai ligar Cotia e São Paulo. O trabalho já ocorreu nos futuros eixos 19-celeste (São Paulo-Guarulhos) e 20-Rosa (Santo André – Santa Marina). Além de potencializar a geração de receitas não-tarifárias, ou seja, dinheiro que vem da venda de bilhetes, esses estudos podem possibilitar uma melhor experiência de viagem do passageiro, com serviços e conveniências, além de empreendimentos imobiliários que trazem dinâmica ao entorno da estação e geram empregos.
Nesta terça, um trem abriu as portas do lado errado na estação Lapa. Ninguém ficou ferido e a suspeita é que uma infiltração possa ter causado o problema. E sobre as sucessivas falhas, a empresa propôs ao Ministério Público um aporte de recursos adicional de R$ 87 milhões para acelerar a modernização das linhas. A operadora está na mira do MP, que pode pedir a extinção do contrato na justiça.
Já caminhando pro final: o transporte público é um direito de todos, certo? Pois bem, a prefeitura de Uberlândia fez valer esse direito e introduziu em pontos de ônibus ,a sinalização para pessoas com deficiência. As intervenções têm foco no público cadeirante. Por enquanto são apenas quatro paradas.
Nossa última parada é para agradecer mais uma vez e pedir que vocês mandem para gente críticas, sugestões e elogios também no email: contato@viatrolebus.com.br ou em nossas redes sociais. Valeu, até a semana que vem!
Deixe uma resposta