Alguns painéis da estação Palmeiras Barra Funda já foram trocados e mostram como destino as estações Estudantes, na linha 11-Coral e Aeroporto Guarulhos do Expresso Aeroporto. Os novos painéis estão nas plataformas 8, 9 e 10, segundo registro feito pelo Via Trolebus.
O diretor de obras e engenheira da CPTM, Marcelo Machado, em uma entrevista ao Via Trolebus, informou que o Expresso Aeroporto deve atender a estação Palmeiras Barra Funda a partir de segundo semestre desse ano.
O serviço atualmente parte da Luz rumo a estação Aeroporto Guarulhos, e no sentido contrário, com partidas de hora em hora, funcionando das 5h da manhã até a meia noite.
De acordo com Marcelo, no ano de 2024, será a vez da Linha 11-Coral chegar até a estação Palmeiras Barra Funda.
A grande parada que leva o nome do time alviverde está em reforma para receber os atendimentos. Será no futuro também o ponto de partida do trem InterCidades, que vai até Campinas.
A chegada da Linha 11 na Barra Funda deve ajudar no deslocamento dos passageiros na malha sobre trilhos de leste a oeste, mas também deve decretar o fim do serviço 710. O edital de licitação da Linha 7 junto com o trem InterCidades prevê a parada da Linha 7 na Barra Funda, quando a extensão da Linha 11.
vai ficar uma M….!
A Linha Integradora-710 metropolitana possui “loopings” totalmente independentes, portanto as interferências de uma não bloqueia a circulação e não interfere na outra e nem abaixa o desempenho das provenientes do Alto Tiete, principalmente da Linha-11 Coral linha está que já ultrapassou em muito o limite de saturação com 7,1 passageiros por m², quando no máximo seria 6,0 p/ m², além de serem mantidos os cargueiros e prolongando até Barra Funda só irá agravar a lotação, pois elas não são concorrentes pois não utilizam as mesmas vias, é exatamente o oposto daquela informação inconsistente que aquele comentarista bajulador das concessões passou, pois com a chegada da Linha 2-Verde na Penha ela fará justamente a função de redistribuir e minimizar o fluxo pendular de passageiros nas integrações, ao contrário da Linha 13-Jade e novamente o planejamento técnico foi desprezado para serem tomadas medidas mesquinhas adaptadas sem fundamentos plausíveis, pois interpenetrar em “Y” a Linha 13-Jade na 12-Safira e novamente na 11-Coral que possuem cargueiros e prejudicando o funcionamento de ambas é uma insensatez incomensurável, visto que a Linha-13 além de não prever em seu projeto original seguir até a Barra Funda sem a expansão das atuais linhas e mantidos os cargueiros da MRV na área central para justificar o vão entre as composições e a plataforma.
Embora seja possível com relação as expansões da CPTM, uma nova Estação da Luz subterrânea, os custos e os prazos são inexequíveis além de não resolver a excessiva demanda das provenientes do Alto Tietê sem expansões de linhas e existem opções mais ágeis, econômicas, interessantes e factíveis com a redistribuição das demandas entre Luz e Lapa, que são com novas Estações da CPTM no Bom Retiro, Água Branca (Em construção) e Lapa.
Espero que diminuam os intervalos também. Do contrário, de nada adianta, os passageiros apenas disputarão por mais tempo um lugar à sentar.