Alstom vai fornecer VLTs para a maior linha a bateria do mundo

A Alstom estabeleceu um contrato de mais de 500 milhões de euros com a Comissão Real para AlUla (RCU) para novos Veículos Leves sobre Trilhos – VLT a bateria, na linha sem catenária mais longa do mundo.

O sistema contará com 20 bondes a bateria Citadis B de última geração. A linha de 22,4 km e segundo a fabricante, deve reunir “riqueza, história e mobilidade verde”, ligando 17 estações estrategicamente localizadas, oferecendo acesso aos cinco principais distritos históricos de AlUla, incluindo locais do Patrimônio Mundial da UNESCO, como AlUla Old Town (Distrito 1), Dadan ( Distrito 2), Jabal Ikmah (Distrito 3), Nabataean Horizon (Distrito 4) e Cidade Histórica de Hegra (Distrito 5).

“Este projeto é verdadeiramente único porque combina sustentabilidade, experiência do passageiro e imersão no entorno, numa região cheia de história e maravilhas. É muito mais do que um bonde e estamos extremamente honrados por termos sido selecionados pela Comissão Real de AlUla. Este projeto incorpora muitos elementos-chave da Visão 2030, incluindo o foco da Arábia Saudita na gestão ambiental. Estamos muito ansiosos para revelá-lo ao mundo”, disse Mohamed Khalil, Diretor Geral da Alstom Arábia Saudita.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.