Câmara dos Deputados analisa proposta que obriga transporte público 24 horas

Imagem de Rafael Asquini

O deputado paulista Ricardo Izar (PSD) enviou proposta que obriga os sistemas de ônibus, Trens e Metrô a funcionarem 24 horas. A Câmara dos Deputados, em Brasília, analisa o projeto de lei 5122/13. O projeto engloba também todas as demais cidades com mais de 300 mil habitantes, e de metrôs e trens de regiões metropolitanas durante todas as horas nos finais de semana.

De acordo com Izar, a aprovação da Lei Seca (11.705/08) tornou ainda mais urgente dar uma alternativa para que cidadãos possam ir a suas casas à noite sem o uso de automóveis.

Imagem de Rafael Asquini
Linha noturna 2291 (Term. São Mateus – Praça da República) – Imagem de Rafael Asquini

Segundo a proposta, os metrôs e trens devem funcionar em período integral apenas nos finais de semana, com intervalo não superior a 30 minutos entre as partidas, da meia-noite às 4 horas da manhã. A lei leva em consideração as madrugadas dos dias de semana para as empresas de metro e trem a realizar a manutenção periódica dos trilhos e sistemas.

Já os ônibus devem rodar todos os dias da semana, com regras que devem ser definidas por regulamentação local, de responsabilidade dos municípios. Governos estaduais e municipais terão prazo de 120 dias após a aprovação dessa lei para passarem a cumpri-la.

Com ou sem a lei, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad já sinalizou que a capital deve ter linhas 24 horas, mas ainda não existe prazo. Na verdade, a maior cidade brasileira já conta com linhas noturnas, só que grande parte delas possuem longos intervalos entre os veículos.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.