A Linha 20-Rosa foi projetada para conectar os subcentros de Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Moema à região de São Judas – Jabaquara e à área industrial do ABC. Terá 31,1 km de extensão e 24 estações, ligando as futuras paradas Santa Marina e Santo André.
Relatórios técnicos e declarações de secretários indicaram que o novo eixo metroviário poderia ser construído em fases, começando em Santa Marina e estendendo-se até o ABC.
Durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações, ocorrida em 2023 na Assembleia Legislativa, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, explicou o motivo de se fazer a linha em duas fases.
“A Linha Rosa é um investimento de R$ 25 bilhões, algo gigantesco. São dois TIC Campinas. Ela precisa ser faseada, não tem jeito. Eu não consigo um projeto que fique mais de cinco anos sem receita porque ninguém vai financiar”, afirmou.
Começando pelo ABC
Declarações mais recentes do Governador Tarcísio de Freitas indicam que o novo eixo de transporte pode ser iniciado pelo ABC.
“A gente deve começar, inclusive, a construção dessa linha pelo ABC, a partir de Santo André”, disse Tarcício durante entrevista ao Estadão.
Durante uma coletiva de imprensa em um evento de entrega de moradias em São Bernardo do Campo, o Governador disse que o desafio para o início das construções em Santo André é o pátio.
“Eu entendo que é um compromisso nosso, que podemos ter várias estratégias de abordagem da Linha 20, começando pelo ABC. Qual é a questão? É a questão do pátio. Precisamos encontrar uma área para fazer o pátio, e é justamente isso que estamos fazendo”, afirmou.
O Pátio “Rhodia”
Um estacionamento para 22 trens, uma grande curva e blocos de manutenção. Este será o pátio Santo André da Linha 20-Rosa, proposto para ser inserido bem próximo à estação Prefeito Celso Daniel-Santo André.
De acordo com o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA da Linha 20, o local é limitado pela avenida Antônio Cardoso, situa-se entre as vias da Linha 10-Turquesa da CPTM e a avenida dos Estados, ocupando uma área de aproximadamente 155.000 m². Trata-se de um lote anteriormente usado para fins industriais (Rhodia/Linde).
Durante uma apresentação na 29° Semana de Tecnologia Metroferroviária, da AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, foi revelado ainda outros locais de estacionamentos da Linha 20:
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- Estacionamento Rudge Ramos/Afonsina: 2 trens;
- Estacionamento Rubem Berta/Indianópolis: 2 trens;
- Estacionamento Fradique Coutinho: 3 trens;
- Terminal Santa Marina: 2 trens
- Pátio Santa Marina: 24 trens.