A CRRC deve fornecer 24 novos trens para o Metrô de Belo Horizonte, anunciou o Governo de Minas Gerais. As novas composições serão fabricadas pela subsidiária Changchun Railway Vehicles.
A empresa iniciou o projeto de fabricação e a expectativa é de que o primeiro trem chegue ao Brasil e entre em operação no primeiro semestre de 2026. As novas composições vão operar tanto na Linha 1 quanto na Linha 2 do Metrô BH.
“Celebramos aqui uma data histórica. Afinal de contas, a modernização do metrô de Belo Horizonte e a ampliação, a criação da Linha 2 do metrô, são sonhos não apenas de anos, mas de décadas para a nossa cidade e para o nosso estado”, ressalta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto.
“É uma felicidade muito grande estar aqui participando desse momento tão especial para Belo Horizonte. Nós vamos deixar este grande legado para a Região Metropolitana, uma expansão considerável do metrô, que vai passar a transportar mais pessoas, ajudando de forma muito significativa na mobilidade urbana”, afirmou Romeu Zema.
Cada trem terá quatro carros e será equipado com Operação Automática do Trem (OTA, na sigla em inglês), sistema que possibilita mais regularidade, conforto e suavidade nas viagens, além de permitir economia no consumo de energia.
Os trens terão monitores digitais que reproduzirão informações da viagem. Amplas janelas possibilitarão iluminação externa natural e os carros serão projetados para privilegiar mais espaço interno aos passageiros.
O design das composições ainda está sendo definido, já que o projeto executivo está em elaboração pelo fornecedor CRRC e passará por aprovação final da Concessionária Metrô BH.
Os novos carros vão substituir os trens da Série 900, da década de 1980, e devem se juntar aos dez trens da Série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar-condicionado e sistemas modernos.