O percurso é realizado com duas embarcações em trajeto com tempo médio de 17 minutos.
A Prefeitura de São Paulo divulgou o balanço do primeiro mês de operação do sistema Aquático SP, com embarcações atendendo passageiros pela Represa Billings, na Zona Sul da cidade, atingindo a marca de 28 mil pessoas.
O novo modal foi inaugurado em 13 de maio e os números contabilizam as viagens realizadas até 10 de junho, no sistema de Operação Assistida.
Foram 862 viagens considerando ida e volta, utilizando duas embarcações inicialmente das 10h até 16h e agora funcionando das dez da manhã até 17h30. O dia com maior número de pessoas foi em 30 de maio, quando 1.376 passageiros utilizaram o serviço.
A travessia entre os terminais hidroviários Cantinho do Céu e Mar Paulista diminuíram o tempo de viagem de 1h20 entre estes dois pontos para 17 minutos.
Por estar na operação assistida, o transporte é gratuito e respeita a capacidade das embarcações sem a cobrança de tarifa, com a Bororé I, possuindo capacidade para 60 pessoas sentadas e o Biguá 2, com 30 assentos.
A embarcação Bororé I é acessível, com espaço para cadeirante, área para bicicletas, ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitário, inclusive acessível para pessoas com mobilidade reduzida.
De acordo com dados da prefeitura, 385 mil moradores dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira são beneficiados com o novo meio de transporte.
Além dos barcos, a SPTrans implantou duas novas linhas de ônibus ligando os terminais de embarque a pontos importantes da região, integrando o sistema aquático com o coletivo.
A operação assistida seguirá até 31 de dezembro e está em estudo a expansão do atendimento na represa para atender a região do Cocaia.