Ramal será ampliado até a cidade de Taboão da Serra.
O Governo do Estado de São Paulo publicou nesta quarta-feira, 12 de junho de 2024, o nono termo aditivo ao contrato de concessão da Linha 4-Amarela de metrô na capital paulista.
No documento, o processo administrativo SEI nº 021.00001294/2023-99 destina o valor de R$ 35 milhões para a concessionária ViaQuatro a título de ressarcimento parcial aos custos necessários para custeio dos estudos.
Este é um dos passos iniciais para a expansão da linha até Taboão da Serra, em um trecho que adiciona duas estações após a Vila Sônia.
Na última segunda (10), o Governo do Estado formalizou o documento para a nova obra, projetando entregar em 2028 a expansão e começar os trabalhos ainda neste ano.
Detalhes da estação e da extensão:
· Terá 35 metros de profundidade.
· O trecho terá pouco mais de 3,3 km de extensão a partir da estação Vila Sônia, com outra estação na altura da Chácara do Jockey.
· A expansão está orçada em R$ 3,2 bilhões.
· Parte da nova sede da prefeitura, na antiga Niasi, será utilizada para a construção da estação.
· Terá duas entradas: uma na própria Sorana Sul e outra do lado oposto da Régis Bittencourt, na pista sentido São Paulo, provavelmente por uma passagem subterrânea.
· O VSE intermediário será próximo da rua José Soares de Azevedo, no Largo do Taboão. Alguns comércios próximos terão que ser desapropriados.
· Além da estação, será construído um terminal de ônibus intermunicipal para atender os passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu.