Tarifa Zero de São Paulo completa seis meses com 81 milhões de pessoas transportadas

Ciete Silvério | SECOM

Serviço gratuito é disponibilizado todos os domingos nas mais de 1 mil linhas da cidade.

A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta segunda-feira, 17 de junho de 2024, os dados referente ao Programa Tarifa Zero, instituído em dezembro de 2023 e que completa seis meses de atividade.

Os números informados contabilizam 81,3 milhões de passageiros viajando gratuitamente aos domingos ao longo deste período, representando um crescimento de 32% de pessoas usando os ônibus.

Para efeitos de comparação, entre dezembro de 2022 e junho de 2023, 59,2 milhões de passageiros usaram o transporte por ônibus da capital.

Entre as linhas que tiveram o maior crescimento de usuários ficam a Jd das Rosas – Terminal Capelinha, que teve crescimento de 132% no número de passageiros transportados; Terminal Parque Dom Pedro II – Terminal Bandeira, com crescimento de 114%; e Terminal Capelinha – Terminal João Dias, com 105% de aumento, ou seja, duas delas mais que dobraram a quantidade de viajantes.

Ciete Silvério | SECOM



Mas na análise bruta de números absolutos, as linhas com maior aumento de passageiros foram Vila Arapuá – Terminal Sacomã, que transportou 95 mil passageiros a mais, seguida pela linha Terminal Jardim  Ângela – Metrô Santa Cruz, com 91 mil passageiros a mais; e a linha Terminal Parelheiros – Terminal Santo Amaro, que registrou crescimento de 90 mil usuários.

Já as datas com maior quantidade de pessoas viajando gratuitamente foi o fim de semana de Natal, com 130% de crescimento de um ano para o outro, e de véspera de Réveillon, com 93% de aumento, além do domingo 18 de fevereiro, dia em que terminou os desfiles de blocos de rua durante o Carnaval.

Reflexo disso, segundo a prefeitura, é um aumento notável de frequentadores dos parques públicos, com base em dados da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

O Tarifa Zero consiste na gratuidade sem limite de tempo ou quantidade de uso, durante os domingos, valendo da meia noite até 23h59.