Presidente da EMTU diz que corredor metropolitano pode operar 100% com ônibus elétricos

Foto: Samuel Tuzi

Trólebus-no-Jabaquara-Por-Samuel-TuziOs trabalhos de repotencialização do trecho de 22 quilômetros entre São Mateus e Piraporinha pode ser concluído em Outubro.  Segundo o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, com a conclusão dos trabalhos, será possível a operação 100% com veículos movidos a tração elétrica: “Será o primeiro corredor 100% verde de São Paulo. Os ganhos são todo o percurso, que poderá operar só com veículos elétricos. São ganhos ambientais”.

Segundo ainda Joaquim, devem ser negociados a troca da frota gradativa dos ônibus convencionais, por trólebus propriamente ditos: “O passo seguinte será acertar cronograma de renovação da frota com a concessionária Metra, para se ajustar a essa realidade. Ainda terá alguma coisa de (ônibus movido a) diesel rodando. Mas todo o corredor poderá operar só com ônibus elétrico”, disse.

“Reabrimos a discussão. Esse contrato é de 1997 e naquela época, havia previsão de o Estado entregar o corredor 100% eletrificado e potencializado, o que ocorre agora”, explicou Joaquim Lopes. “Todos os nossos terminais passam por reforma e adequação de acessibilidade e estarão prontos em 2014, atendendo a decreto federal”, completou o presidente da EMTU.

Ao todo foram três contratos de repotencialização, eletrificação e reforma dos terminais, o investimento é de quase R$ 70 milhões. Entretanto, no trecho recém eletrificado entre Piraporinha e Jabaquara onde as subestações dão conta da operação 100% dos trólebus, ainda rodam veículos a diesel. Recentemente, a Metra adquiriu 30 ônibus apelidados de “superarticualdos” movidos à diesel, contra 20 novos trólebus comprados, sendo que outros 24 ônibus elétricos foram baixados no mesmo período.

Imagem de Cristiano Machado
Imagem de Cristiano Machado
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.