Na manhã desta quarta-feira, a Linha Uni, concessionária responsável pela construção e operação da Linha 6-Laranja do metrô, divulgou detalhes sobre a operação do eixo metroviário, cuja entrega está prevista para 2026.
As informações foram compartilhadas durante a apresentação do novo trem da Linha 6, evento no qual o Via Trolebus foi convidado.
Intervalos
Os passageiros que utilizarem uma das quinze estações, entre Brasilândia e São Joaquim, não precisarão esperar muito tempo na plataforma. Segundo representantes da empresa, o intervalo entre os trens será de até 144 segundos. O sistema de sinalização permitirá ainda tempos menores, como 75 segundos, que serão testados.
Frota operacional
A Linha 6 será servida por 22 trens em produção pela Alstom. Este número já inclui a reserva técnica e eventuais alocações para manutenções periódicas.
Quando a linha estiver completamente entregue, entre Brasilândia e São Joaquim, previsto para 2027, 20 trens estarão em operação nos horários de pico. Já no trecho inicial, previsto para operar em 2026, entre Brasilândia e Perdizes, serão 14 trens no pico.
Haverá ainda dois estacionamentos estratégicos, para inserção de composições antes da operação comercial ou em horários de pico, localizados nas regiões dos poços Tietê e Itápolis.
O primeiro trem deve ser testado na fabricante ainda neste ano.
Novos Trens
As novas composições operarão com um sistema de alimentação elétrica por catenária e uma bitola (distância entre trilhos) de 1435 mm, as mesmas especificações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
Os trens contarão com um sistema de regeneração de frenagem e alcançarão uma velocidade máxima de 80 km/h. Além disso, haverá mapas dinâmicos com luzes que indicarão a localização das estações.