Conheça a "estação secreta" do Metrô em Paraíso

Plataforma secreta em Paraíso. Hoje serve como estacionamento de veículos de manutenção - Renato Lobo | Via Trolebus

Estação Pedro II. Em ambos os casos, embora não tenham sido construídas novas linhas que passariam por essas estações, os espaços foram aproveitados para outros usos.

Na Estação Paraíso, a plataforma serve como estacionamento para veículos de manutenção. Na primeira configuração da rede metroviária prevista na década de 60, a Linha 1-Azul operaria em formato de “Y”, com trens partindo de Santana em direção ao Jabaquara ou a Moema. Essa plataforma seria usada pelos trens com destino a Moema. Alguns equipamentos que indicam o destino dos trens nas plataformas sentido Jabaquara chegaram a ser configurados para mostrar o destino Moema. [caption id="attachment_123865" align="alignnone" width="1600"] Trilhos que serviriam a trens no sentido Moema embaixo do piso – Renato Lobo | Via Trolebus[/caption] [caption id="attachment_123864" align="alignnone" width="1600"] No piso é possível ver as marcações do que seriam as plataformas. O local secreto está atrás da parede na plataforma sentido Tucuruvi – Renato Lobo | Via Trolebus[/caption] No entanto, com a evolução da malha metroviária e o aumento do uso da antiga linha Norte-Sul, optou-se por não seguir com essa bifurcação. O Metrô já havia previsto que essa divisão de trens entre Jabaquara e Moema poderia sobrecarregar uma das linhas mais movimentadas do sistema. Estudos indicaram que a Linha 5-Lilás, atendendo ao seu trecho atual, seria a melhor substituta para a conexão com Moema.

Futura conexão com a Linha 16

Durante a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, o Metrô de São Paulo informou que a Estação Paraíso será a mais movimentada da futura Linha 16, com uma previsão de 132 mil passageiros por dia, tornando-se a estação mais cheia da nova linha. [caption id="attachment_112228" align="alignnone" width="868"] Fonte: Metrô de SP[/caption] Este ponto de conexão permitirá a integração de passageiros vindos do extremo leste, facilitando o acesso às zonas norte e sul por meio da linha mais antiga do sistema. Além disso, possibilitará uma conexão com a zona oeste, caso a Linha 2 seja estendida até Cerro Corá.

Local da estação e integração

De acordo com o documento, “foi avaliada a possibilidade de posicionar a estação da Linha 16-Violeta a norte da estação existente, transversalmente à avenida Vinte e Três de Maio (C). Nesta posição, a parada pode ser construída em NATM a partir de um poço na praça Oswaldo Gogliano Vadico com uma vala poligonal na praça Rodrigues de Abreu. A construção da vala nesta praça permite realizar intervenções na estação existente para adequação da sua capacidade à nova demanda. Na extremidade norte, as plataformas da estação são mais largas e mais propensas a receber o grande volume de integrações previstas.” [caption id="attachment_105335" align="alignnone" width="946"] Fonte: Metrô de São Paulo[/caption] O texto mencionado faz referência a um espaço originalmente projetado para acomodar as plataformas do extinto ramal Moema. Ele destaca que, nessa localização, as estações estão mais próximas, permitindo a criação de um acesso à estação da Linha 16-Violeta, a leste da Avenida Vinte e Três de Maio, atendendo também às Avenidas Bernardino de Campos e Paulista. As análises indicaram que, apesar do impacto na praça arborizada, essa foi considerada a melhor solução devido às suas características construtivas e capacidade de atender à demanda prevista. O projeto deverá incluir a restauração da praça e de sua vegetação ao término das obras.   O texto ainda fala que de todas as posições estudadas, a estação Paraíso ficou com grande profundidade, uma vez que a limitação de inclinação para a rampa das vias não permite acompanhar o relevo acidentado da região. Mas, como a demanda mais significativa é a de integração, esta característica não foi considerada um problema. Ou seja, parte considerável dos passageiros será oriundo de outras linhas. Para o novo acesso na avenida Bernardino de Campos será previsto o atendimento exclusivo por elevadores de alta capacidade.]]>

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.