Estação Pedro II. Em ambos os casos, embora não tenham sido construídas novas linhas que passariam por essas estações, os espaços foram aproveitados para outros usos.
Na Estação Paraíso, a plataforma serve como estacionamento para veículos de manutenção. Na primeira configuração da rede metroviária prevista na década de 60, a Linha 1-Azul operaria em formato de “Y”, com trens partindo de Santana em direção ao Jabaquara ou a Moema. Essa plataforma seria usada pelos trens com destino a Moema. Alguns equipamentos que indicam o destino dos trens nas plataformas sentido Jabaquara chegaram a ser configurados para mostrar o destino Moema. [caption id="attachment_123865" align="alignnone" width="1600"] Trilhos que serviriam a trens no sentido Moema embaixo do piso – Renato Lobo | Via Trolebus[/caption] [caption id="attachment_123864" align="alignnone" width="1600"] No piso é possível ver as marcações do que seriam as plataformas. O local secreto está atrás da parede na plataforma sentido Tucuruvi – Renato Lobo | Via Trolebus[/caption] No entanto, com a evolução da malha metroviária e o aumento do uso da antiga linha Norte-Sul, optou-se por não seguir com essa bifurcação. O Metrô já havia previsto que essa divisão de trens entre Jabaquara e Moema poderia sobrecarregar uma das linhas mais movimentadas do sistema. Estudos indicaram que a Linha 5-Lilás, atendendo ao seu trecho atual, seria a melhor substituta para a conexão com Moema.