CPTM entrega maquinário para ajudar na operação da Linha 10

Renato Lobo | Via Trolebus

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  • No total, foram realizadas 21 instalações e construídos 11 mil metros de linhas de transmissão. Segundo a operadora, esses empreendimentos visam reforçar e fortalecer o sistema de alimentação elétrica de tração nas Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, com um investimento total aproximado de R$ 465 milhões (em valores atuais). Especificamente, a nova cabine seccionadora de Utinga recebeu um investimento de cerca de R$ 8,4 milhões. As cabines seccionadoras de tração são instalações de energia estrategicamente localizadas entre subestações retificadoras e terminais de linhas. A principal função dessas cabines é interromper o fornecimento de energia em uma parte limitada da linha de contato entre duas subestações, no caso de abertura de um disjuntor. Isso significa que, em caso de falhas ou serviços de manutenção, o trecho que precisa ser desligado para reparos é menor, resultando em menor impacto operacional e maior flexibilidade na operação dos trens metropolitanos. Além disso, a cabine melhora o fluxo de potência na rede aérea de tração, permitindo que as vias alimentadas em corrente contínua contribuam para a alimentação dos trens.]]>

    Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.