Cascavel ganha eletroterminal para ônibus elétricos

Divulgação

  • Participe do canal do Via Trolebus no WhatsApp
  • A eletrificação de 12% da frota representa um avanço significativo para o meio ambiente, permitindo a Cascavel reduzir mais de 2.000 toneladas de CO2 por ano nas emissões do transporte público, o que equivale ao plantio de mais de 13 mil árvores. O novo eletroterminal tem capacidade para abastecer 14 ônibus elétricos simultaneamente. Além disso, outros dois pontos de recarga de oportunidade serão instalados nos terminais Sul e Leste da cidade. [caption id="attachment_123981" align="alignnone" width="1600"] Divulgação [/caption] O projeto também inclui a criação de uma usina fotovoltaica exclusiva, que gerará mais energia do que o necessário para a carga dos ônibus, com o excedente podendo ser utilizado em outras unidades do município. “O projeto foi cuidadosamente planejado para respeitar as condições viárias e atender à demanda de transporte público da nossa cidade, trazendo o que há de mais avançado em tecnologia sustentável e maximizar o conforto dos passageiros. O veículo da Tevx Higer oferece não apenas eficiência operacional, mas também preserva as condições viárias da nossa cidade, sendo um dos mais leves do mercado, com tecnologia monobloco e 100% acessível, com piso baixo total”, afirmou Simoni Soares, presidente da Transitar. “Na TEVX Higer, temos muito orgulho de participar de iniciativas como a de Cascavel e contribuir para projetos pioneiros e inovadores focados em sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Esses são pilares essenciais para cidades inteligentes e sustentáveis, que refletem os valores que queremos promover. Nosso objetivo é oferecer soluções inovadoras para um transporte cada vez mais eficiente e sustentável”, reforçou Carlos Eduardo Cardoso de Souza, Diretor Executivo da TEVX Higer. Seguindo um padrão avançado de engenharia, todos os veículos da linha Azure são construídos em monobloco, o que lhes confere maior rigidez estrutural e menor peso em comparação com veículos com chassi e carroceria. Isso resulta em menor impacto nos pavimentos urbanos, além de proporcionar maior segurança e conforto aos passageiros, e melhor eficiência energética. Com uma autonomia de 270 km, a maior do mercado, e carregamento completo em menos de 3 horas, o modelo também conta com um sistema exclusivo de freios regenerativos, que pode aumentar a autonomia dos ônibus em até 30%, reduzindo ainda mais o custo operacional.]]>

    Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.