CPTM deve realocar trens mais novos para as linhas 11 e 12

Renato Lobo | Via Trolebus

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  • Segundo Benini, o projeto de concessão das linhas do chamado Alto Tietê, que inclui, por exemplo, o Expresso Leste, previa o repasse de composições mais antigas, que estariam próximas do fim de sua vida útil durante o período da concessão. A estratégia do governo, conforme explicou Benini, é colocar os trens mais novos nas Linhas 11, 12 e 13 e transferir os mais antigos para a Linha 10. Isso permitiria que, durante a concessão da ferrovia que corta o ABC, fossem adquiridos novos trens para a Linha 10, no chamado investimento contingente. “É um risco que o privado não aceita. Como estará o dólar daqui 20 anos?”, questionou o secretário. [caption id="attachment_87966" align="alignnone" width="1200"] Foto: Renato Lobo | Via Trolebus[/caption] Alguns trens da Linha 12, como as séries 2070, têm cerca de 15 anos. As séries 7000 e 7500 também estão chegando à marca dos quinze anos. Já os trens mais novos estão atualmente na Linha 10, como a série 8500, além dos 9500, que serão repassados para a Linha 7, operada pela TIC Trens.

    Prazos da concessão

    Benini ainda citou na entrevista que o edital de licitação das linhas 11, 12 e 13 deve ser lançado ainda neste ano, com leilão previsto para 2025. A concessão deve estender a Linha 11 até Cesar de Souza e a Linha 13 até Bonsucesso.]]>

    Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.