Monotrilho da Linha 15-Prata completa 10 anos

Renato Lobo | Via Trolebus

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  • Atualmente, a linha atende cerca de 140 mil passageiros por dia.

    Material rodante

    A linha conta com 27 trens fabricados pela Bombardier, empresa que foi posteriormente adquirida pela Alstom. A fabricante considera a Linha 15-Prata uma peça fundamental na transformação da mobilidade urbana da metrópole, conectando áreas densamente povoadas ao centro da cidade e reduzindo significativamente o tempo de viagem. [caption id="attachment_98186" align="alignnone" width="2048"] Renato Lobo | Via Trolebus[/caption] “O desenvolvimento e a implementação da Linha 15, o primeiro monotrilho do Brasil e da América Latina, representam um avanço significativo no setor ferroviário do país e da região. Este projeto pioneiro transformou a mobilidade urbana em São Paulo, estabelecendo um precedente para futuras inovações em infraestrutura de transporte. É um grande exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a vida das pessoas, reduzindo o tempo de viagem e conectando comunidades”, afirmou Suely Sola, Diretora Gerente de Sinalização e Infraestrutura da Alstom para a América Latina. Os 27 trens Innovia™ 300 que operam na linha são equipados com o sistema de sinalização Cityflo™ 650. A Alstom também está contribuindo para o futuro da linha, fabricando 19 novos trens de sete vagões cada para sua expansão. Esses novos trens Innovia™ estão sendo produzidos na China pela PATS, uma joint venture entre a Alstom e a CRRC. O primeiro trem dessa nova frota está programado para ser entregue a São Paulo em outubro de 2024.]]>

    Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.