Metrô diz que instalação do novo sistema de sinalização deve ser concluída em 2015

Imagem de Tiago Costa

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O novo sistema de sinalização que está sendo implantado nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha só deve ser concluído em 2015. Em 2008, O Metrô de São Paulo assinou um contrato com a empresa Alstom por mais de R$ 700 milhões, valor não corrigido, entretanto o serviço até hoje não foi finalizado, onde deveria estar pronto em 2012. Apenas na linha 2, a nova tecnologia funciona entre Vila Prudente e Sacomã em todos os dias, e na linha completa até Vila Madalena aos domingos.

O CBTC, sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação, resultaria em 20% a mais de trens para o sistema, diz o diretor do Metrô, Mário Fioratti Neto ao jornal “Folha de São Paulo”. Na linha 3, por exemplo, o intervalo deve ser reduzido de 105 para 90 segundos.

Sobre o atraso, a companhia afirma ter aplicado multas à Alstom e que tenta resolver a situação com a mediação de um comitê de arbitragem, tipo de conciliação sem recorrer à Justiça. De acordo com o diretor, a estratégia foi implantá-lo primeiro em uma linha de menor movimento para depois adaptá-lo às demais. Após finalização da implementação do sistema no ramal verde, ele deve ser inserido nas linhas 1 e depois na 3.

A linha 4-Amarela já conta com a nova funcionalidade. Os ramais 5-Lilás e 15-Prata devem ter também a funcionalidade.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.