Metrô define traçado do Monotrilho entre Vila Prudente e Estação Ipiranga

Imagem de Sergio Mazzi

Já em operação, o Monotrilho da Linha 15-Prata deve seguir zona leste a dentro e atingir bairros populosos como Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes. Para tanto, o planejamento do Metrô prevê levar a linha para a Estação Ipiranga da CPTM, já prevendo uma possível superlotação na atual conexão com a Linha 2-Verde em Vila Prudente, como uma forma de dividir o fluxo de passageiros que vão do bairro em direção ao centro e da Avenida Paulista.

Segundo afirmações do Secretário Metropolitanos de Transportes, Jurandir Fernandes, em audiência pública no Círculo de Trabalhadores Cristãos, reproduzido pelo jornal Folha de Vila Prudente já foi definido o traçado preliminar em que o monotrilho será instalado entre Vila Prudente e Ipiranga com 1,8 quilômetro de extensão. Nas palavras do titular da pasta, o ramal irá “contornar” a Favela de Vila Prudente.

A linha seguirá pelo canteiro central da Anhaia Mello. Já próximo à favela, passará por baixo das linhas de transmissão de energia que existem no caminho e vai margear a rampa do Expresso Tiradentes e o viaduto Grande São Paulo, seguindo rumo à linha 10-Turquesa da CPTM. Após este trecho o monotrilho será erguido uma área constituída por galpões até chegar à estação Ipiranga, que será totalmente recosntruída. “O projeto está muito bom, com poucas agressões urbanas”, comentou o secretário.

“Estimamos que será uma quantidade bem pequena, na verdade, para a adequação do sistema viário. Para o monotrilho margear o viaduto, a CET precisará deslocar a rua e, para isso, desapropriará uma faixa”. – informou Fernandes.

Prazos

Sobre Prazos, o Secretário conta que a meta é entregar o trecho do Ipiranga junto com o eixo final do monotrilho em Cidade Tiradentes, previsto para 2016. “Até São Mateus, a demanda ainda é suportável na estação Vila Prudente do metrô, mas, com a inauguração do restante da Linha 15, teríamos um problema muito sério. Queremos evitar esse impacto, por isso vamos entregar as duas pontas juntas”.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.