Nova Marginal: R$ 1,5 bilhões para mais congestionamentos

 

Na semana passada nós elegemos aqui no Via Trolebus os símbolos de São Paulo que privilegiam o transporte individual motorizado, as obras que consumiram milhões e que não resolveram o problema da mobilidade. (veja aqui)

Uma delas foram as novas marginais. Uma reportagem do jornal “O Estado de São Paulo” aponta que desde sua inauguração, a média de trânsito na marginal Tietê subiu 80%, de 19,8 km para 35,7 km.

O conjunto de obras feito pelo ex-governador José Serrá foi defendida como crucial para reduzir o nível de congestionamento. Serra na época da inauguração chegou a afirmar: “Pode anotar. Não vai mais ter congestionamento aqui”. As construções consumiram R$ 1,5 bilhão de reais, correspondendo a um quarto do que se estima gastar nas obras do Monotrilho da Linha 15-Prata, conforme menciona a reportagem.

Especialistas criticam obras que privilegiam o automóvel

“Foi uma obra inútil e, quando insistirmos na locomoção por transporte individual, a mobilidade não vai melhorar. Foi dinheiro jogado fora” disse Horácio Augusto Figueira, Mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP), ouvido pela reportagem.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.