Após visita de blogueiros, plataforma fantasma do Metrô vem à tona

Na semana passada o carioca tomou conhecimento de uma plataforma fantasma, com pelo menos 30 anos de existência. Trata-se da estação subterrânea da Carioca. A notícia veio a tona após três blogueiros visitarem a estrutura e divulgarem no blog “Metrô do Rio“.

Um deles, Luiz Henrique Barroso, nos contou que após a divulgação, a imprensa passou a noticiar o ocorrido. Depois disso, o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, visitou o local e apresentou um projeto de expansão da linha 2 (Pavuna-Botafogo), que ligará o Estácio à Praça 15.

Então, a plataforma que está sem utilização 18 metros abaixo da estação Carioca conectará o trecho antigo ao novo caminho da linha.

“O fato é que ocultaram o projeto original da sociedade”, diz Luiz. O blogueiro também se posiciona contra a criação da Linha 1A em 2010. “No lugar dela, deveria ter sido feita essa obra do lote 29 da Linha 2 (Estácio x Catumbi x Cruz Vermelha x Carioca x Praça XV). Agora, 5 anos depois, após muita pressão nossa e agora, também da sociedade, o governo anunciou a intensão de fazer essa obra.Mas e os R$ 1,1 bi que gastaram na outra obra ineficiente?”, questiona.

Participaram do trabalho, além do Luiz, Atílio da página “Metrô que o Rio Precisa“, e Miguel do página “Metrô do Rio”.

metrorio1
Imagem de Luiz Henrique Barroso, do Blog Metrô do Rio
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.