Projeto prevê Monotrilho Suspenso entre países da Europa

A cidade de Thionville, no nordeste da França na região da Lorena, tem um projeto ambicioso: a construção de um monotrilho suspenso que ligaria a localidade até Luxemburgo.

O chamado “A31bis” atenderia a uma demanda de trabalhadores que se deslocam entre a cidade Francesa até a capital Luxemburgo para trabalho. As duas regiões estão a cerca de 36 km de distância uma da outra. De carro atualmente o trajeto é feito em 30 minutos fora do horário de pico. Com o trem este deslocamento cairia para 20 minutos.

Parte do traçado seria no canteiro central de uma rodovia que interliga as regiões, e financiadas pelos dois países. No entanto, a ideia do trem suspenso recebe críticas de outras esferas governamentais, sobretudo de Luxemburgo.

Como argumento contra, é usado o projeto TrensQuébec do Canada, onde monotrilhos suspensos ligariam cidades Canadenses, incluindo a capital Quebec, com veículos que desenvolveriam velocidades de até 300 km/h em trinta segundos. O projeto está parado.

Ainda sim, este tipo de monotrilho é usado em outras partes do mundo, como no Japão e na Alemanha. Em 2015, o país da Europa anunciou a renovação da frota dos trens (Leia mais)

Monotrilho suspenso da Cidade de Wuppertal, na Alemanha
Monotrilho suspenso da Cidade de Wuppertal, na Alemanha
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.