O Governo do Estado de São Paulo deve criar uma agência reguladora de transportes públicos sobre trilhos para o estado. A medida serve para organizar a rede visto que a gestão estadual deve privatizar mais linhas metroferroviárias nos próximos anos.
Hoje, a linha 4 – amarela, do Metrô, já opera por concessão. As futuras linha 6 – laranja e 18 – bronze, também já tem contratos assinados com a iniciativa privada.
Em reportagem da Folha de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin pretende também privatizar as linhas 5-lilás, 15-prata e 17-ouro, do Metrô, e as linhas 8-diamante e 9-esmeralda, da CPTM.
O modelo deve ser definido ainda em 2016, segundo previsão do grupo de trabalho criado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos para elaborar a proposta. A pasta diz que também negocia um convênio com representantes do Bird (Banco Mundial) para aproveitar experiências de sucesso.
Com a criação desta agência, usuários das linhas privatizadas poderão fazer suas reclamações a ouvidoria do órgão.
A principal mudança ao usuário tende a ser a provável periodicidade fixa nos aumentos de tarifa e a adoção de critérios mais técnicos para a definição de seus valores, como a correção anual por índices da inflação.
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