O Metrô concluiu a reforma de 98 trens ao custo de R$ 1,8 bilhão, e a última composição reformada chegou ao pátio Jabaquara em 23 de agosto de 2018. Quatro trens, no entanto, estão parados sem prestar serviços, segundo apurou o Via Trolebus.
Os trens parados são o K21, modernizado por Consórcio MTTrens (T’Trans / Grupo MPE / Temoinsa), L30 e L43, reformados pela Alstom e o J47, modernizado pela Bombardier. As composições estão paradas nos pátios Jabaquara, Belém e Itaquera.
A K21 foi entregue modernizada em 2012, ou seja, sete anos sem prestar serviços.
Os comboios foram fabricados entre a década de 70 e 80, e após a repaginação ganharam ar-refrigerado, câmeras de vigilância, sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento.
Reserva técnica
Em nota ao Via Trolebus, o Metrô de São Paulo informou que as composições em questão fazem parte da “reserva técnica” e que estão em período de garantia.
Confira nota na íntegra:
“Toda a frota de 169 trens do Metrô de São Paulo é nova ou modernizada. Os trens citados pela reportagem têm todos os itens de modernização em período de garantia e sua execução em curso junto à empresa fornecedora. As quatro composições encontram-se dentro da reserva técnica de 15% da frota para a operação do sistema e isso em nada interfere na operação tampouco tem impacto na segurança dos usuários.”
Faltou falar do (famoso) K07 que ja ta canibalizado a um bom tempo no patio Belém, alem do L43 e L46, que tb se encontram la.
L46 só tava em implantação de CBTC . Trens Parados que nunca prestaram serviços são o L43 , L30 , J47 e K21 .
Com esses somam -se H53 , H56 , H65 , 215, 217 e K07 que estão aguardando um novo lote de peças para retornarem à operação. Mas no caso dessas 6 unidades , elas rodaram com usuários …. 215 e 217 pertencem a frota G e o H53 , H56 e H65 pertencem a frota H , são trens novos .
Informaram que toda frota é nova ou modernizada. Mas a Frota E, ainda está rodando na linha azul ou estou enganado?
Conversa fiada do Metrô! A reserva técnica não precisa ser fixa e isso nem faz sentido pois qual o objetivo de manter um equipamento parado por 7 anos sendo que ele poderia revesar com os demais como substituto em manutenções preventivas por exemplo. Tem caroço nesse angu.
Reserva técnica sem usar a 7 anos, piada.