Trensurb e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU voltaram a entrar no radar das concessões do governo federal, e uma publicação do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24 de maio, indica a concessão das duas empresas, por meio do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência República, no âmbito da PPI e do Programa Nacional de Desestatização (PND).
Segundo o documento, o leilão da CBTU está previsto para o primeiro semestre de 2022. Já o da Trensurb, o leilão deve ocorrer no segundo semestre de 2021. A resolução diz os novos modelos são importantes para ampliar as necessidades de investimentos nos sistemas.
A Trensurb opera em Porto Alegre e Região Metropolitana. Já a CBTU, mantém trens em Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal.
Não seria melhor se a União repassasse para os Estados os respectivos sistemas?
Os estados, sem exceção, operam com as finanças em situação bem menos saudável que a união. E como deves saber, os sistemas não se pagam, eles são todos deficitários e por isso dependem de subsídios pra manter a operação. Se os estados assumirem eles só vão se endividar mais, por outro lado, repassando pra iniciativa privada os gastos desaparecem e é possível que investimentos como expansão das linhas sejam efetuados, único ponto negativo é que a passagem provavelmente vai aumentar.