As estações da Linha 15-`Prata do monotrilho estão em média a 15 metros de alturas, assim como as pilastras que sustentam a viga-trilho por onde correm os trens com sete carros. No alto das paradas assim como nas composições, os passageiros contam com uma ampla visão da região.
Acessar as plataformas, no entanto, significa subir pelo menos dois lances de escadas. E fica a pergunta: Por que as estações do monotrilho na Linha 15-Prata são tão altas?
Em uma resposta nas redes sociais de Silvani Pereira, presidente do Metrô, diz que via e estações foram construídas nessa altura por pelo menos três motivos:
Para não interferir no tráfego das vias. Na Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, por exemplo, há trafego de cargas superdimensionadas.
Outro ponto explicado por Sivani e a integração do projeto paisagístico que revitalizou a região. Com essa altura, segundo o presidente, foi possível colocar árvores no canteiro central e permitir a passagem da luz natural. Foi uma das preocupações dos projetistas em não ter um elevado semelhante ao minhocão.
O terceiro ponto é manter a via sem grandes rampas, já que a Avenida Sapopemba, por exemplo, está em um ponto mais alto que a Avenida Anhaia Mello.
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