As ferrovias levam progresso para as regiões atendidas pelo modal de transportes, com o escoamento de cargas, além do transporte eficaz de passageiros. Mas, em áreas adensadas, uma via férrea cortando um bairro pode significar a segregação de espaços.
Um projeto apresentado em São Paulo previa o aterramento de um eixo ferroviário em bairros importantes da capital paulista. Trata-se da operação Urbana Lapa – Brás, que reunia o agrupamento de três Operações Urbanas já existentes e previstas pelo Plano Diretor Estratégico: Água Branca, Diagonal Norte e parte da Diagonal Sul.
O aterramento de via férrea tem como objetivo eliminar a dificuldade de mobilidade em virtude da presença da ferrovia, uma barreira física que separa os bairros situados ao sul e ao norte dos trilhos; e estabelecer um plano de drenagem, em razão do posicionamento dos bairros ao longo das várzeas dos Rios Tietê e Tamanduateí.
Basicamente seria um túnel para trens entre a estação da Lapa até a estação Brás, tendo extensão aproximada de 12 Km. No lugar da ferrovia na superfície, a proposta prevê uma via de porte estrutural, mas com características urbanísticas diferenciadas – de uso lindeiro intenso, com parques e ciclovias. Foi uma das propostas para caminhar junto com a demolição do minhocão.
O projeto ainda ajudaria a segregar o fluxo de trens cargueiros que passam pelo centro de São Paulo. Ajudaria a reduzir a interferências externas que ocorrem nas linhas da CPTM a céu aberto, como por exemplo, enchentes e descargas atmosféricas.
Além disso, seria uma ótima oportunidade da cidade ter uma avenida com amplos espaços para a mobilidade ativa e o transporte coletivo, e com uso inteligente do solo, com moradias e postos de trabalho.
A ideia parece boa né? Mas atualmente não há prazos para sua execução.
Só tem uma coisinha, o que eles fariam com as clássicas (e tombadas) estações nesse percurso que só estão conservadas por causa da CPTM? Luz e Júlio Prestes vêm à mente, além da gigantesca e importante Palmeiras-Barra Funda. Além disso, o custo para realizar essa intervenção é astronômico e interfiriria na operação das linhas 1, 3, 4, 7, 8, 11 e 13. Ele realmente é uma péssima ideia.
Projeto interessantíssimo !!
Uma ideia péssima. Depois de gastos ao longo de décadas com estações e viadutos jogar tudo fora é realmente uma ideia que só agrada os donos de terreno da região.
Mais uma obra faraonica q vai liga o nada ao lugar nenhum.
Vai servir para aditivar custos, por causa de projetos incompletos. O cornograma nao vai ser cumprido e a fiscalização vai ser covarde e incompetente.
Mais uma maracutaia.
Há 20 ou 30 anos seria ótimo. Mas agora é isca de corrupto querendo uma brecha nos famosos projetos básicos executivo. Lembram o monotrilho congonhas X Morumbi, mas pois é todos ganharam e o serviço não está pronto digo só um monte vigas destruindo a paisagem urbana daquela região.
O Brasil precisa muito do transporte ferroviário inclusive a implantação do nosso tgv seriam obras de grande porte q. Geram muitos empregos e renda q. Ficariam na historia do pais ;…..São Paulo sai na frente !……
O projeto é bom, só q ñ estamos na China, o governo ñ consegue concluir a L17 e as empresas privadas nem c uma ppp de mão beijada como a L6 consegue iniciar as obras por falta de fôlego finamceiro , quem faria uma abra dessas??????
Idéia super ruim, deixa como está pra não piorar.