A concessão do Trem Intercidades, entre São Paulo e Campinas, assim como a concessão da Linha 7-Rubi e o Trem Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas, deve ficar mesmo para 2021, conforme confirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante visita às obras da futura estação Morumbi, da Linha 17-Ouro do Monotrilho. Confira trecho da entrevista:
A concorrência estava prevista para ocorrer ainda em 2020. A mudança, de acordo com o titular da pasta, foi causada pelo atraso na concorrência das linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Consulta pública para concessão da Linha 7 da CPTM e Trem Intercidades deve ocorrer até novembro
A consulta pública para o edital de licitação do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, assim como a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM e o Trem Intermetropolitano deve ocorrer entre outubro e novembro deste ano, de acordo representantes do governo estadual no evento Connected Smart Cities & Mobility. Há a expectativa de que a concessão dos serviços tenha investimentos na ordem de R$ 7,2 bilhões.
Deveriam ser reunificadas as Linha 7-Rubi, e Linha 10-Turquesa (esta injustificável mutilação crescente foi após a criação da CPTM), a começar pelos sábados, domingos e feriados, retirado aquele Expresso ABC aos sábados, pois estas linhas sempre foram uma só como eram no passado com terminais em Francisco Morato / Pirituba, e Mauá / Rio Grande da Serra, a prioridade da reconstrução das Estações Lapa e Água Branca da futura Linha 6-Laranja do Metrô, Estação Bom Retiro, Nova Luz e Pari esta reversão será perfeitamente viável também nos dias úteis, os gestores tem que entender que o investimento deve ser voltado para a construção e reforma das estações, e não na troca de trens, e sempre dando prioridade para as linhas de maior demanda.
De acordo com dados da própria CPTM, são as seguintes as demandas mensais das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa no ano de 2020;
Fevereiro (antes da pandemia) – Linha 7- ~7.700 mil , linha 10- ~7600 mil
Agosto (durante a pandemia) – Linha 7- ~5.070 mil , linha 10- ~4800 mil, ficando comprovado que não existe praticamente diferenças entre elas.
Por conta de um planejamento mal executado levar a Linha 13-Jade até Barra Funda para aumentar sua demanda é insensato, a qual deveria se expandir para o outro extremo rumo a Guarulhos cujo aquele acesso GRU Airport deveria ser mantido do jeito que está, ou seja com ônibus circular que é mais viável e rápida e econômica que levar a Linha 19-Celeste, mas só será viável leva-la a Barra Funda após concluída estas ampliações.