Bahia está desapropriando 449 imóveis para implantar monotrilho em Salvador

Um sistema de monotrilho chamado na Bahia de Veículo Leve de Transporte (VLT) do Subúrbio deve substituir o atual sistema de trens que cobre a linha da Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, beneficiando os mais de 600 mil moradores da região.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), Nelson Pelegrino, ao G1, até o momento, 449 imóveis devem ser desapropriadas ao longo do trecho de 24 km do meio de transporte, entre o bairro do Comércio, na capital baiana, e a Ilha de São João, em Simões Filho.

O monotrilho terá 22 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários por dia. A integração física do VLT Monotrilho com o sistema de metrô de Salvador se adequará à lógica de mobilidade do Governo do Estado, que viabiliza o funcionamento dos modais em um sistema de rede, através de serviços complementares.

O projeto prevê ainda uma ligação com quatro estações entre a região de São Joaquim, passando pela Via Expressa e fazendo a integração com o sistema metroviário no Acesso Norte. O contrato foi assinado pelo Governo do Estado e pelo consórcio Skyrail Bahia, responsável pela implantação e operação do sistema.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.