Quais são os possíveis candidatos para disputar a concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM?

Estação Santo Amaro - Linha 9-Esmeralda da CPTM | Foto: Renato Lobo

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, serão concedidas para a iniciativa privada, e o recebimento das propostas está marcado para o dia 02 de março de 2021.

Além dos investimentos na ordem de R$ 3,2 bilhões, o novo operador deverá comprar mais 34 composições para operação das ferrovias. O contrato será de 30 anos.

O jornal Valor Econômico elencou os possíveis candidatos que podem participar da disputa para a operação dos dois atendimentos mais rentáveis da operadora de trens na região metropolitana de São Paulo e Jundiaí.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

A publicação destaca pelo menos alguns grupos: A CCR, que atualmente opera as linhas 4 e 5 do Metrô, um consórcio formado pelo grupo Itapemirim e pela Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), a fabricante de trens Alstom.

A novidade que o jornal destaca é o interesse do grupo espanhol Acciona, responsável pela Linha 6-Laranja, em São Paulo. Outra empresa espanhola que poderia compor um consórcio é a fabricante de trens CAF. Há também interesse do grupo Pátria, de acordo com o texto.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.