Quem se desloca da capital paulista para o litoral sul do estado, por meio do transporte coletivo, tem como opção um dos principais eixos de ligação, que é por meio do Terminal Jabaquara. O complexo fica anexo a diversos pontos de embarques do transporte coletivo, como o Metrô, as linhas municipais e intermunicipais.
A Companhia do Metrô iniciou a operação do Terminal Intermunicipal Jabaquara – TIJ no dia 2 de maio de 1977. De acordo com um comunicado da operadora, a operação do terminal marcou o início da descentralização da antiga rodoviária da Luz, localizada na região central da capital paulista.
Na década de 1970, técnicos do Metrô, que na época pertencia à Prefeitura de São Paulo, foram encarregados de desenvolver estudos para redistribuir os embarques e desembarques dos ônibus rodoviários em terminais integrados às linhas do Metrô. O Jabaquara foi o primeiro deles a ser criado – os terminais Tietê e Barra Funda foram inaugurados em 1982 e 1989, respectivamente.
Alguns colaboradores marcaram a história do projeto. O ex-metroviário Jeremias Alves Barreto foi o primeiro supervisor do TIJ. “O terminal propiciou melhorias significativas aos passageiros quanto a conforto, rapidez e segurança nos embarques e desembarques e redução no tempo da viagem, graças à sua privilegiada localização”, explica Jeremias.
O TIJ passou a ser operado pela concessionária SOCICAM em janeiro de 1990. Antes das restrições de mobilidade impostas pela pandemia, cerca de 15 mil passageiros circulavam pelo TIJ diariamente
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