Obras de ampliação da estação Santo Amaro do Metrô chegam em uma nova fase

Foto: STM

O processo de ampliação da Estação Santo Amaro, na Linha 5-Lilás do Metrô, chegou em uma fase nova. De acordo com uma postagem da Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM, a concessionária ViaMobilidade iniciou a montagem do primeiro módulo da treliça sobre o Rio Pinheiros.

A publicação diz que ao todo, serão 8 módulos da futura passarela sentido Chácara Klabin, sendo que cada módulo pesa em média 9 toneladas.

É um desafio enorme fazer esse trabalho ao lado da estação em funcionamento e por cima do Rio Pinheiros. Os trabalhos seguem todas as normas de segurança vigentes. Cada módulo, dada toda complexidade, leva em média 5 dias para a montagem“, diz ainda o texto.

Foto: STM

A ampliação

Serão implantados aproximadamente 4.000 metros quadrados a mais de espaço nas plataformas, mezanino e passarela de integração e serão instaladas mais 8 escadas rolantes e 4 elevadores.

Plataforma ampliada

O espaço das plataformas será ampliado com a construção de um espaço auxiliar de sete metros de largura, ao lado da plataforma existente, em cada um dos sentidos. Na extremidade de cada plataforma ampliada, serão acrescentadas três escadas rolantes, 1 escada fixa e 1 elevador.

Integração

A interligação, entre as duas linhas, passará a ter 14 metros de largura e ganhará um par de escadas rolantes para acesso à plataforma. Uma nova passarela de 6 metros de largura será erguida para integrar as duas estações. Há a previsão também de um novo conjunto de bilheterias e haverá substituição dos bloqueios (catracas) na integração por câmeras de contagem.

“Essas adequações visam oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade aos 95 mil passageiros que passam pela Estação Santo Amaro todos os dias”, afirma Francisco Pierrini, presidente da ViaMobilidade.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em 2022. O investimento está inserido no montante previsto de R$ 3 bilhões ao longo dos 20 anos de concessão.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.