Reclamações no cartão TOP aumentam 48%

Renato Lobo | Via Trolebus

A crise com o meio de pagamento TOP aceito no Metrô de São Paulo, sistemas de trens metropolitanos e ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, ainda não acabou. O que era para ser uma solução acabou se transformando em um problema para a pasta que controla o Metrô, a CPTM e a EMTU.

O sistema, um aplicativo que reúne QR code disponível para celular e nas máquinas de autoatendimento, e recém implantação de um cartão com função de crédito e débito, tem causado uma crise com uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, o que motivou reportagens que mostram problemas com a plataforma. Houve até indícios de bilhetes fraudados, o que já virou caso de polícia, com a prisão de suspeitos de burlar o sistema, e o mistério público, que instaurou um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil.

Tudo isso ocorreu em dezembro, e no mês de janeiro, segundo o G1, as reclamações de usuários no Procon aumentaram 48% em janeiro deste ano, em relação ao mês passado. Usuários do transporte público intermunicipal relatam que não conseguem liberar o cartão nem conseguir atendimento.

A Autopass, que gerencia o sistema, disse de acordo com a reportagem, que questões pontuais na troca do “Bom” para o “TOP” já foram corrigidas. Informou ainda que 13 mil cartões do tipo escolar já foram emitidos. Já a Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse, segundo o G1, que reorientou as lojas credenciadas para que todas as pessoas que chegarem com horário agendado sejam atendidas.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.