Nesta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, o Governo do Estado anunciou o início imediato das obras do people mover que vai ligar a estação da Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais de embarque do Aeroporto de Guarulhos.
Os anúncios do Governo do Estado e de parte da imprensa, no entanto, informam errado o meio de transporte escolhido: é falado que um “monotrilho” fará a ligação entre os quatro pontos de embarque e desembarque.
No caso do Governo Estadual, em postagem nas redes sociais, além do termo errado é usado a imagem do monotrilho operacional na Zona Leste de São Paulo:
Por que não é um monotrilho?
O termo monotrilho é referente a uma ferrovia constituída por um único carril/trilho. Não é o caso da tecnologia escolhida para o eixo de transporte do maior aeroporto Brasileiro.
A GRU Airport, concessionária que administra os terminais e que vai bancar a obra, escolheu a tecnologia Aeromovel, presente já em Porto Alegre. Os trens, assim como a Linha 15-Prata, correm em via elevada. Mas no caso do transporte gaúcho, há sobre as vigas dois trilhos, como no Metrô ou em trens urbanos:
Alguém por favor me tirem uma dúvida:
Como é a alimentação elétrica para o funcionamento das portas e ar condicionado do Aeromóvel, sendo que nele não há catenária ou terceiro trilho?!
Conversei muito tempo com um engenheiro mecânico que era defensor do sistema, os sistemas elétricos do carro são alimentados por uma rede de baixa tensão que alimenta através dos trilhos, pode ser de baixa tensão por não envolver a alimentação de motor para movimentar o veículo.
Agora entendí, obrigado pela explicação André!