No ano de 2021, 31% dos veículos registrados na União Europeia eram de combustíveis alternativos. No ano passado, 68,8% de todos os novos ônibus registrados na região eram movidos a diesel.
De acordo com dados da European Automobile Manufacturers’ Association – ACEA, os ônibus com carregamento elétrico registraram forte crescimento, aumentando de 6,1% em 2020 para 10,6% no ano passado. Os combustíveis alternativos movimentaram 10,5% de todos os ônibus novos vendidos, enquanto os veículos elétricos híbridos representaram 10,1% do mercado.
No ano passado, a demanda da União Europeia por ônibus a diesel caiu 2,9%, para 19.895 unidades, com a participação do diesel no mercado diminuindo de 73,2% em 2020 para 68,8% em 2021 . Dos quatro principais mercados da UE, apenas a Itália registou um aumento (+7,9%) nas vendas. A Espanha registou uma queda de dois dígitos (-19,8%), seguida pela Alemanha (-8,5%) e França (-2,4%) com descidas mais modestas.
Ainda no ano passado, os registos de novos ônibus elétricos carregáveis (ECV), que inclui veículos elétricos a bateria completa, veículos elétricos a célula de combustível, veículos de autonomia alargada e híbridos plug-in, na UE registaram um forte crescimento, em cerca de 78,7% com 3.064 unidades e participação de mercado de 10,6%.
A França foi o principal mercado de ônibus elétricos com 622 unidades vendidas (+247,5%), seguida pela Alemanha (613 unidades; +57,6%) e Dinamarca (224 unidades; +3.633%). A França e a Alemanha juntas representaram 40,3% de todos os ônibus elétricos vendidos na UE em 2021.
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